Marketing Digital para hotéis e pousadas

     Como o Marketing Digital pode ajudar aos Hotéis e pousadas a terem mais reservas?

 

Marketing Digital para Hotéis e Pousadas

Esse é o primeiro artigo da série “ Hotéis e Pousadas”

 

O marketing digital pode ajudar aos hotéis e pousadas a terem mais reservas ?

Sim claro.

  • Muitos hotéis  e  pousadas vazios e com taxa de ocupação incompatíveis com seu investimento e abaixo do ponto de equilíbrio.
  • Muitos investidores sem retorno do seu capital .
  • Muitas pessoas que compraram  flats como investimento  esperando um retorno de seu capital.

Esse cenário parece real a você?

  • Falta dinheiro no caixa do hotel  e contas atrasadas ,
  • impostos não pagos e parcelamentos de contas feitos.
  • Grande movimentação redes hoteleiras , com mudanças de bandeiras.
  • Aluguéis e arrendamentos cancelados .Enfim uma completa readequação do mercado.
  • Hotéis e pousadas fechando.

Muitas capitais do Brasil e muitas pequenas cidades com esses mesmos problemas. Falta hóspedes e sobram problemas.

A causa não é apenas da crise econômica. Falta demanda ?

Ocupação que não paga nem a conta de luz. Quanto mais os funcionários e  o investimento.

Esse é um cenário desolador para muito hotéis e pousadas.

Tenho amigos donos de hotéis e tenho amigos que fecharam as portas esse ano. As contas não fecham. Longe de ser incompetência ou falta de gestão.  Lógico que toda crise amplifica os defeitos e os seus erros. Porém muitos detalhes estão conectados e o começo do fim as vezes está mais perto do que longe.

Falo com conhecimento de causa, pois vivi durante grande parte de minha vida no setor hoteleiro.

Mas o mercado hoje como está?  Existem hóspedes?

Sim existem.

Mas a competição é muito grande e precisa se garimpar novos nichos.

 

É de conhecimento da grande maioria dos hoteleiros a mudança ocorrida rápida e silenciosa nas reservas de seus hotéis e pousadas.

Hoje para se ter uma ideia as OTAS ( On Line Travel Agents ) como Booking, Hoteis.com , Viajanet, Hotel Urbano e outras estão comendo grande parte da receita dos hotéis.

De acordo com o Hotel Analysts  em seu relatório de 2016 ( Você pode baixar aqui)  diz que as grandes redes dependem entre 10 a 12 % das reservas vindas das OTAS enquanto os hotéis independentes  fora das áreas urbanas chegam a depender de até 70% das OTAS.

Você depende de que percentual dessas empresas?

(Deixe seu comentário abaixo)

Muitas vezes com taxas de comissão altíssimas beirando os 25%  as OTAS  são as verdadeiras sócias ocultas dos hotéis.

Mas o problema não para por ai…

Outro fator importante se dá quando se depende de outro player do mercado : As operadoras .

As operadoras de turismo nacionais  como a CVC , Tam Viagems , Visual Turismo , Trend Operadora , Bancorbras, Cobrastur  só pra citar algumas.

Então um hotel independente que não esteja ligado a uma rede hoteleira tem ainda mais dificuldade de aumentar o volume de suas reservas  pois de certa forma terceirizou seu departamento de vendas.

Nessa série de artigos sobre hotéis e pousadas falo mais sobre isso. Confere aqui.

Esse assunto é muito extenso e requer muita reflexão,porém eu aqui desejo apenas pontuar algumas opções e alternativas para esse pequenos hotéis e pousadas.

Além desses dois sócios ocultos existe um terceiro problema dentro de sua pousada ou hotel.

“Você está deixando dinheiro na mesa como diz os americanos.”

Nesse contexto o marketing digital para hotéis e pousadas pode ajudar muito no seu negócio e ampliar o seu foco de vender todos os dias.

O seu site.

Mas como assim o meu site ?  

“Meu site é bom e está funcionando.É moderno e não tenho problema.”

Abaixo você pode preencher um questionário com algumas perguntas onde ao final você terá uma avaliação do seu negócio na internet.

Vejam algumas perguntas que você precisa responder :

1- Você sabia que  o Google está sempre fazendo atualizações no seu sistema de busca e se seu site não cumprir determinadas regras ele pode ser rebaixado ?

2- Sem conteúdo de valor como artigos vídeos seu site pode estar perdendo visitas?

3- Seu site está configurado pra mobile ( celulares e tablets)?

Então preencha o questionário lá embaixo e veja depois sua  pontuação e receba algumas dicas de como você pode melhorar.

Mas aonde  posso chegar ? Como melhorar isso?

Essa é uma  pergunta recorrente  que muitos empresários me fazem.

Lógico que o ideal seria  você ter 95 % de média de ocupação por ano com uma tarifa de balcão.

Aqui vale  uma menção honrosa  ao meu pai Paulo e sua equipe que manteve essa proeza de 1975 a 1983  ( 8 anos ) com seu hotel ( Hotel do Sol) em Recife . Numa época onde a internet não existia.

Ocupação máxima e  diária de alta temporada. Essa equação é o sonho do dono de Hotel ou Pousada.

Imagine se você tem 100 apartamentos com 95% de ocupação = 95 diárias dia x 30 dias  são 2850 diarias no mês. ou  34200 ao ano. Qual é mesmo sua diária ? 

Faça a conta de seu estabelecimento.

Sendo realistas, apenas em alguns mercados  e muito poucos no Brasil se consegue essa combinação.

O ideal para o hoteleiro seria não receber reservas de OTAS nem de  Operadoras, operar com diária de balcão ou pelo menos um pouco abaixo sem abaixar o preço de forma a prejudicar seu ponto de equilíbrio.

Ou seja ser livre pra e não depender de terceiros.

Para conseguir melhorar suas reservas e melhorar seu fechamento de vendas você precisa antes de mais nada :

    1.  Aumentar sua visibilidade na internet . E isso requer estratégia .Não é sair dando tiro pra todo lado.
    2. Criar seu posicionamento na internet. Se colocar de forma clara qual o tipo de hotel ou pousada você é. Qual é seu público e daí criar  a sua  mensagem…
    3. Deixar sua Mensagem. Deixar que as pessoas identifiquem seu negócio através de sua mensagem. Requer tempo.
    4. Estabelecer parcerias. Mesmo com outros hotéis. Requer visão de longo prazo e de equipe.
    5. Criar uma rotina que permita você ter processos e automatizar eles quando for possível.

Esses 5 pontos estão alinhados com  os 4 pilares que falo em outro artigo aqui no blog ( Email, Midias, Busca e Conteúdo).

Quais os os desafios a serem enfrentados?

Você tem vários desafios como dono de um hotel ou de pousada . Mas gerar vendas todos os dias é o maior deles. Se você não vender hoje, não recupera mais seu dinheiro. Perdeu de vender a diária. Sem volta.Seu produto é muito perecível.

Diminuir a venda vinda das OTAS não vai lhe agregar muito , mas pode melhorar seu resultado ao final do ano.

Existem vários e importantes pontos que você precisa trabalhar na sua unidade hoteleira dentro da internet.

Lembre-se que o review( testemunhos) dado pelos clientes é um grande aliado seu na hora de vender.

Se você tem reclamações no Reclame AQUI ou no TripAdvisor isso já é um grande empecilho na sua reputação.

Seus clientes irão buscar informações suas  por lá.

Mas veja alguns pontos importantes e desafios a serem alcançados.

“Email”

  • Você trabalha os emails que tem de seus clientes ?
  • Como você trabalha eles?
  • Usa funis de vendas ?
  • Usa campanhas com segmentação profunda ?
  • Com que frequência você envia emails a seus potenciais clientes?
  • E a seus clientes?

 

“Mídias Sociais”

  • Você trabalha as mídias Sociais?
  • Como você tem trabalhado suas mídias?
  • Quais canais de mídias você usa? ( facebook, You tube , Linkedin, Instagram e quais outros?
  • Com que frequência você está presente nessa mídias?
  • O que você entrega para seu público?

“Busca” 

  • Como anda seu hotel nas buscas dos Google , Bing e Yahoo ?
  • Você está bem posicionado?
  • Quais a palavras chaves  que você está bem posicionado?
  • Está usando todas as palavras chaves
  • Que percentual de seu tráfego vem das buscas ?

Conteúdo-

  • Que tipo de conteúdo você está entregando aos seu hóspede?
  •  Está quebrando objeções pra ele efetuar uma reserva com você?
  • O sistema de reserva que usa é fácil?
  • Pode ser usada pelo celular?
  • Está oferecendo algo de valor que possa ajudar ele a definir por você?

 

Essas perguntas são de extrema importância para a evolução de seu resultado na internet.

Se você quiser conhecer mais nosso trabalho acesse aqui para entrar em contato.

Como resolver os problemas que descrevemos acima  usando o Marketing Digital para hotéis e pousadas?

Bem você tem algumas opções:

A primeira opção é você  investir seu tempo aprendendo todas as técnicas e estratégias  para gerar mais reservas e vendas para seu hotel ou pousada. Eu tenho feito nos últimos anos.

Isso irá consumir muito tempo de seu dia e será necessário muito investimento em estudo e ferramentas   para adquirir todo o conhecimento  necessário sobre marketing digital e principalmente como vender MAIS todos os dias.

Vai requerer também muito teste pra saber o que está dando certo e  o que não está dando certo. Vai investir e perder muito dinheiro em anúncios que não irão te dar resultado algum .

Será um caminho longo mas  no final você irá conseguir.

A segunda opção é você  contratar uma agência digital para fazer alguma dessas tarefas. Não todas. Porque como existem especialidades, nem todas as agências irão realizar todo esse trabalho. Além do mais poucas agências têm o conhecimento necessário para executar todas essas tarefas.

Nesse caso  você precisa entender muito bem o que você está contratando e como está acertando esses resultados. Esqueça a métrica da vaidade e busque a métrica do resultado.

A métrica da vaidade vai lhe dar muitos likes e muitos views  nos seus post e vídeos e pouco dinheiro no seu caixa.

Afinal você não paga as suas contas com  views e likes. Você paga com dinheiro . Tente depositar esses likes na sua conta bancária. Não vai conseguir. Então esqueça os likes e foque nos seus clientes. Suas leads.

Esse caminho irá te dar resultados, mas escolha a empresa correta pra se trabalhar. Uma empresa que esteja atenta a todas as mudanças no mercado digital.

Isso irá te poupar tempo , dinheiro e muita dor de cabeça.

Se você deseja de forma séria mudar  a maneira como tem realizado vendas e mudar o marketing digital de seu hotel ou de sua pousada entre em contato comigo pelo email tavarescma@gmail.com ou pelo meu chat no facebook ou no site ou mesmo pelo skype jtavarescma . Agendamos uma reunião e eu te explico como posso te ajudar a vender mais todos os dias.

Pra finalizar aqui uma pequena história :

Perguntaram a Conrad Hilton ( fundador da Rede de Hotéis Hilton) quais eram os 3 maiores fatores do sucesso de seus hotéis.

Ele disse : Localização, localização e localização.

Isso nunca foi tão atual.

Além de localização você precisa entender que  essa corrida na internet  não é de curta distância e sim um maratona.

Espero você ,

Tavares

Faça sua análise aqui de como está o marketing digital de seu hotel ou pousada.

 

Comments

comentários

About the Author Tavares

Administrador, pós graduado em hotelaria.Consultor de empresas, trabalha com Marketing Digital e ajuda as empresas a acelerar seus resultados na internet

follow me on: